
COMO FUNCIONA A IMPLANTAÇÃO DO CORAÇÃO ARTIFICIAL
O coração artificial é uma solução para quem possui este órgão com defeitos ou enfermidades cardíacas. Conheça abaixo como funciona todo o processo de pré e pós-operatório do coração artificial.


O que acontece antes de uma cirurgia de implante de coração artificial?
O paciente precisa estar no hospital por pelo menos uma semana enquanto se prepara para a cirurgia cardíaca que substituirá o órgão pelo coração artificial. Sua equipe de saúde informará o paciente e sua família sobre o coração artificial, será elucidado sobre o que esperar e como isso afetará a saúde e estilo de vida.
Durante seu tempo no hospital, os médicos também garantirão que o paciente esteja saudável o suficiente para uma cirurgia de coração artificial. Podem ser necessários alguns exames para avaliar sua condição. Entre os exames estão:
-
Exames de sangue;
-
Tomografia computadorizada;
-
Raio-X do tórax;
-
Eletrocardiograma;
-
Ecocardiograma;
-
Teste de função pulmonar;
-
Cateterismo cardíaco;
-
Exame de esforço cardiopulmonar (teste de estresse metabólico).


O que acontece durante a cirurgia para a colocação de um coração artificial?
A cirurgia cardíaca artificial é complexa, com um procedimento que pode levar até nove horas de duração. O paciente estará sob anestesia geral (totalmente desacordado) durante todo o procedimento, enquanto os profissionais monitoram a respiração, frequência cardíaca, pressão arterial e outros sinais vitais do paciente. Um respirador ajuda o paciente enquanto está sob anestesia.
Uma máquina de bypass para coração e pulmão mantém o sangue circulando pelo corpo durante a operação. O paciente permanecerá conectado à máquina até que os cirurgiões coloquem o coração artificial em seu peito e ele comece a bombear.
O que acontece após a cirurgia de coração artificial total?
Imediatamente após a cirurgia, o paciente será levado para a unidade de terapia intensiva (UTI) para monitoramento próximo. O paciente, agora em recuperação, pode precisar de um aparelho respiratório para ajudá-lo a respirar por alguns dias enquanto estiver na UTI.
A alimentação será feita através de um tubo ou linha intravenosa (IV). À medida que o paciente começa a se recuperar, é possível começar a respirar, comer e beber por conta própria. Gradualmente, o paciente será capaz de se levantar e se movimentar pelo hospital. A equipe de saúde irá monitorá-lo de perto durante toda a sua recuperação em busca de sinais de infecção ou outras complicações.